terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Exploração Infantil

Uma em cada seis crianças obrigada a trabalhar

2007/12/10 | 19:03

Dados são do relatório da Unicef divulgado esta segunda-feira

Uma em cada seis crianças no mundo entre os cinco e os 14 anos é obrigada a trabalhar, segundo um relatório da Unicef divulgado esta segunda-feira, véspera da 2ª sessão especial sobre crianças da Assembleia-Geral das Nações Unidas, noticia a Lusa.

De acordo com o documento intitulado «Progress for Children», o trabalho infantil atinge 158 milhões de crianças em todo o mundo, com especial incidência na África Subsariana.

As crianças de zonas rurais são mais afectadas por esta problemática. Segundo o relatório, em Portugal o fenómeno atinge menos de dez por cento das crianças.

Nome e nacionalidade são direitos humanos

A Unicef defende que um nome e uma nacionalidade são dois direitos humanos que não devem ser vedados às crianças.

Crianças cujo nascimento não é registado não podem reclamar protecção de forma igual, pelo que o certificado de nascimento é crucial na implementação de políticas nacionais e de legislação sobre trabalho infantil.

Na sexta-feira, em Lisboa, o responsável pelo relatório da ONU sobre Violência contra Crianças lamentou que no século XXI muitas crianças «nem sequer tenham certificados de nascimento».

Por outro lado, adianta o documento da Unicef, em 29 países, 86 por cento das crianças entre os 2 e os 14 anos são vítimas de violência na família.

O relatório da Unicef agora divulgado fala ainda da mutilação genital, estimando que afecta 70 milhões de raparigas e mulheres entre os 15 e os 49 anos em 27 países africanos e do médio oriente.

 

3 comentários:

Anónimo disse...

Penso que a exploração infantil é a coisa mais insensivel que o Homem faz entre seres da sua especie...Alguns pensam-se superiores no mundo e que controlam tudo e todos, inclusive crianças, mas vivemos no mundo onde a prioridade devia ser igualdade para todos e que todos deviam pelo menos lutar para uma vida melhor... As organizações mundiais deviam juntar-se mais uma vez e resolver este problema de uma vez por todas, pois as crianças não tem de pagar pelos erros dos adultos... As crianças devem sim lutar pelo seu futuro e tentar que este seja como eles desejam...As mutilições no sexo feminino é bizarro pois algumas mulheres e crianças morrem devido a infecções que provém dessas mutilações... As mulheres não foram criadas só para criar seres da mesma especie mas sim para terem o direito de ter prazer na vida... e o sexo pode ser considerado como um prazer... Penso que está mais do que na altura de intervirem sobre estes casos pois sao desumanos e barbaros...João Filipe Turma 11º09

Anónimo disse...

a exploraçao infatil é algo que o homem faz sem coraçao... alguns pensam que sao superiores aos outros e assim exploram os outros de maneira que seja util para eles...sao casos que demonstram que existem pessoas crueis, sem escropulos e desumanos!todas os seres humanos têm direito de serem livres de fazer o que quiserem e não a terem outros a explorar os da propria especie!!!
catia 11.11

Anónimo disse...

Acho que a exploração infantil é desumano,e também uma dura realidade deste mundo.São pessoas(se se poder disser que o são)sem sentimentos,que querem escravizar as crianças,maltratando-as,dando a ver as essas crianças um mundo pior daquele que ja temos.No nosso mundo encontramos trabalhos infantis,perigosos,etc...deve-mos tomar medidas, para retirar estas crianças destas situação vergonhosas.Niguém se dá conta que para não existir exploraçao infantil é preciso lutar pela melhorria de vida das pessoas pobres.As crianças não devem trabalhar,mas sim estudar para terem um bom futuro e serem felizes! ass:Tânia 11.11