quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Professores: stress e exposição ao risco

Professores: stress e exposição ao risco

2007/11/11 | 11:51

Indisciplina dos alunos, que tem aumentado, é a principal causa

Os professores são dos profissionais com maiores índices de stress e de exposição ao risco, muito devido à indisciplina dos alunos, que tem aumentado bastante nos últimos anos, disse à Lusa um especialista neste fenómeno.

Segundo João Amado, professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e autor de várias obras sobre indisciplina, «a escola reflecte o que se passa na sociedade, que também tem estado mais violenta».

«A indisciplina agravou-se progressivamente. Passou-se de uma infracção simples das regras para um comportamento mais violento e conflituoso», explicou.

Francisco Meireles, professor de Educação Visual e Tecnológica, não tem dúvidas disso. Depois de 14 anos afastado do ensino a trabalhar nos serviços centrais do Ministério da Educação, o docente regressou à escola no passado ano lectivo e garante que «a surpresa não está a ser nada, nada agradável».

«A degradação instalou-se a passos largos. Os insultos generalizaram-se, há agressões e conflitos quase todas as semanas», contou à Lusa o professor, de 53 anos, que lecciona na escola básica do 2º e 3º ciclos António da Costa, em Almada.

«Os professores são, actualmente, dos profissionais com maiores índices de stress e de exposição ao risco, sobretudo os do sector público», afirmou à Lusa o investigador João Amado, considerando que os docentes têm pouca preparação a nível pedagógico e de resolução de conflitos, havendo uma enorme falta de outros técnicos como psicólogos, mediadores e assistentes sociais que complementem o seu trabalho.

O autor de obras como «Indisciplina e Violência na Escola - Compreender para Prevenir» aponta ainda como motivo do aumento do fenómeno «o facilitismo por parte de muitos pais, que se demitiram totalmente da sua função educativa».

Esta ideia não é, no entanto, aceite por Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), que garante que «a globalidade das famílias assume as suas responsabilidades ao nível da educação dos filhos».

Ao invés, o responsável da Confap aponta o dedo aos docentes, alegando que muitos se demitem de exercer a sua autoridade junto dos alunos e que agem com grande condescendência relativamente a situações de indisciplina.

Certo é que há uma percepção generalizada na opinião pública sobre o aumento da indisciplina e da violência na escola, fenómenos que, muitas vezes, andam de braços dados. O próprio Procurador-Geral da República considerou recentemente que «a situação de impunidade tem de acabar». Pinto Monteiro vai mesmo emitir uma directiva ao Ministério Público para fazer uma recolha de dados sobre a situação, «começando pela participação de todos os ilícitos que ocorram nas escolas».

6 comentários:

Anónimo disse...

a sua indisciplinariedade vem da educaçao que a pessoa leva, muitas delas têm uma boa educaçao, mas que por algum motivo a deitam fora...
os professores ficam em stress pois lidam com esse tipo de gente todos os dias e se calhar segam a casa e nao desabafam com alguem para se sentir melhor.

catia 11.11

Anónimo disse...

De facto, os alunos estão cada vez mais delinquentes e mais propícios à rebeldia e tudo porque a sociedade lhes proporciona "um mundo sem regras".
Os professores, como educadores deveriam ajudar estes alunos sem regras a gostar mais da escola, oferecer-lhes o melhor..Mas infelizmente, a escola dos nossos sonhos que Augusto Cury, fala no livro Pais Brilhantes, professores Fascinantes, não existe; pois se esta, se concretizasse os professores não sofreriam de stress e os alunos apreciariam a escola..

Nº6 T.:11.10

Anónimo disse...

Após ter lido, pela terceira vez esta noticia conclui que a indisciplina dos alunos deve-se à educação dada em casa, pois nos dias de hoje existe pouco ou quase nenhum diálogo entre pai e filho.
Os jovens estão rodeados de facilistismo, filho pede pai dá, o que é absolutamente errado.
Este comportamento vai levar a que muitos dos alunos se sintam influenciados por esta sociedade de consumo, tornando-se delinquentes.
A falta de educação e civismo por parte dos alunos faz com que os professores sofram de stress.

Nº6 T.:11.10

Anónimo disse...

Eu concordo plenamente com a notícia em questão, pois de facto os alunos da nossa sociedade já não sabem ter o devido respeito, nem pelo trabalho dos professores, nem pelo esforço que os mesmos executam nesta tão dura profissão.
Na actualidade, uma grande parte dos alunos já faz o que quer dentro de uma sala de aula, abusam constantemente de quem os quer ensinar e desrespeitam as regras que a escola impõe. Tudo isto deve-se ao facto dos pais não cumprirem o seu dever de dar educação, disciplina, havendo até casos de filhos a mandarem nos próprios pais, o que é verdadeiramente inadmissível.
Assim, com estas causas todas, logicamente que os professores estão em grandes situações de stress, pois têm de cumprir dois papeis importantes: o de ensinar e de educar, quando se torna possível.

Anónimo disse...

A maior parte destes alunos sao imaturos.
As suas atitudes levam a comportamentos desrespeitadores para com os professores.
A estes alunos faltam experiencia de vida para que as suas atitudes mudem afim de estes terem comportamentos mais respeitadores para com os professores e tambem para com a sociedade em geral.
Os professores penso que a unica solução e adaptarem-se a este meio e fazendo com que este stress faça parte do dia a dia deles.

joka nº 16 11º09

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras expostas em cartazes pelos professores que se manifestaram em lisboa; Avaliação sim, Humilhação não! Compreendo a revolta dos professores face a tal comportamento por parte da ministra da educação. Comprovando que uma excelência com tais estudos tem comportamentos pouco adequados nesta situação. Isto relacionado com representações sociais, construção social do saber comum e visão comum dos fenómenos que ocorrem das interacções sociais.