sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Roupa é o principal motivo de chacota na escola

2008/02/29 | 00:01
Seguem-se a aparência física, o peso, a cor da pele e o sotaque
Um em cada dois alunos portugueses (51 por cento) diz que os colegas de escola são gozados pela roupa que usam e 36 por cento por diferenças na aparência física, como o peso, segundo um estudo do Bristish Council.

O estudo sobre a forma como os alunos vêem a escola, que é apresentado sexta-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, indica ainda que a cor da pele e a diferença de sotaque são motivo de gozo para 31 por cento dos inquiridos em Portugal, a par com a deficiência.

Na média dos sete países da europeus onde se fez o estudo - Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido - as diferenças físicas são o principal factor de humilhação (39 por cento), seguindo-se as deficiências (34), sendo que a cor da pele e a indumentária surgem em terceiro lugar, com 30 por cento.

A raça surge em Portugal como motivo de gozo para 28 por cento dos inquiridos, pouco acima da média (27 por cento). Questionados sobre se foram gozados, no último trimestre, por alguma das razões indicadas no questionário, 12 por cento dos estudantes portugueses entre os 13 e os 16 anos responderam afirmativamente, abaixo da média de 15 por cento dos sete países.

O Reino Unido é o país que apresenta a taxa mais elevada (19 por cento) de respostas afirmativas.

A existência de um problema de comportamentos intimidatórios («bullying») na escola é reconhecida por 35 por cento dos estudantes portugueses, exactamente a mesma percentagem dos que respondem negativamente. A média nos sete países é de, respectivamente, 32 e 28 por cento.

Por outro lado, apenas 3 por cento admite ter sido alvo de «bullying» nos últimos três meses, um valor aquém da média de 9 por cento.

A maioria dos jovens portugueses (35 por cento) respondeu ainda se sente feliz na escola, contra 4 por cento que se dizem infelizes e 29 por cento que respondem nem uma coisa nem outra.

Em relação à integração de estudantes com diferentes origens, a maioria dos portugueses (47 por cento contra 38 por cento de média) gostaria que houvesse tempo nas aulas para falar das diferentes culturas.

Por outro lado, 76 por cento dizem que na escola que frequentam são feitos esforços de integração de todos os estudantes, independentemente da sua origem, sendo a média dos sete países de 80 por cento.

O British Council é o organismo internacional de relações culturais do Reino Unido. Fundado em 1934, conta actualmente com delegações em 220 cidades de 110 países em todo o mundo.

10 comentários:

Joana Sampaio disse...

De facto, a sociedade está em mudança: o número de pessoas que tem a possibilidade de frequentar a escola é muito mais elevado do que alguns anos atrás; a televisão mostra uma realidade completamente diferente daquela que se vive e a qual muito pouca gente tem acesso; existe uma maior oferta de produtos aos quais só uma pequena parte da população tem acesso; a sociedade é cada vez mais uma sociedade materialista e consumista. Assim, devido a todos estes factores a sociedade é dividida entre os que têm possibilidades e os que não têm, gerando assim os preconceitos e descriminações nas escolas, que terão consequências bastante negativas na sociedade, pois estas tornam-se mais isoladas, e por vezes sofrem depressões ou até mesmo cometem actos suicidas.

Nº14

Anónimo disse...

Hoje em dia é "imposto" um modo de vestir que deve ser modelo para toda a sociedade, e quem não seguir esse estilo é descriminado.
O que está errado, pois nem todas as pessoas tem posses para arrecadar com essas despensas que são importantes para os filhos mas insignificantes para os pais.
Pois os filhos não querem ser gozados e para isso sentem a necessidade de comprar o que está na moda, mas os pais como por vezes não tem conhecimento, nem dão importancia a isso e também não tem possibilidades, logo não dão.
Apesar de ser injusto porque cada um é como é, e veste se como quiser e bem apetecer!
Também o que contribui para isso acontecer é que os jovens preocupam se mais com o que os outros acham ou vão dizer do que com eles próprios.
Isto pode trazer consequências graves para a sociedada e a novas gerações.

Nº8 11º10

Anónimo disse...

Esta noticia reflecte o preconceito e a discriminação que predomina em Portugal, ou melhor nas escolas Portuguesas.
Na minha opinião, discriminar pessoas pela a sua cor de pele, pela aparência são atitudes de futilidade.

Relativamente aos casos de bullying, nunca me apercebi de tal, mas este existirá sempre nas escolas. Sempre associei casos de bullying às escolas Americanas. Este é um facto preocupante mas difícil de ser alterado.

Contudo, termino com a certeza que Portugal está a ficar "uma América em tamanho pequeno", pois todos estes actos preconceituosos e discriminatórios são frequentes na América há uma data de anos.


Nº6

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É triste ver estes tipo de discriminação nos dias de hoje quando vivemos no mundo em que se luta pela igualdade para todos.
A discriminação e provocada pelos preconceito negativo de algumas pessoas.
Estas pessoas fazem o pre-julgamento negativo das outras pessoas e muitas vezes nao reparam nas suas atitudes e os seus comportamentos.
As consequencias destes actos sao catastroficos levando por vezes a violencia.
Penso que toda a gente devia rever as suas atitudes e muda-las a tempo antes que estas cristalizem.

Joka nº16 11º09

Anónimo disse...

apesar de se afirmar que a escola é um direito para todos isso na realidade nao se verifica pois existe muita descriminaçao, existe perseguiçao a alunos mais déveis onde os fracos sao apenas aqueles que os perseguem e aguardamos uma mudança mas ela terá que partir de nós proprios e enquanto isso nao acontecer a sociedade continuará esta degradaçao que começa nas proprias escola mas que pode por vezes ter inicio na nossa propria casa... Catarina 1111

Anónimo disse...

Hoje em dia a maneira como as pessoas se vestem, é vista de maneira diferente do que à uns anos atrás. Como as possibilidades de algumas pessoas são boas e de outras nem por isso, muitas não têm possibilidades de se vestirem como realmente gostariam, mas na minha opinião a forma como estamos vestidos não tem muita importância, até porque quando alguém simpatiza com outra penso que deve simpatizar por aquilo que a pessoa realmente é, não porque se veste bem ou mal, porque devido a algumas pessoas não se vestirem como realmente gostariam são "colocadas de parte", ou seja, estas pessoas são discriminadas. As pessoas ao serem "colocadas de parte", ou seja, serem discriminadas, poderão ter comportamentos bastantes negativos, ou até mesmo chatearem que os seus pais devido a não terem o tipo de roupas que os outros têm e que eles também gostariam de ter, isto que é um comportamento errado porque as possibilidades são diferentes de família para família. As pessoas que "deixam as outras de parte" apenas por não gostarem da maneira como andam vestidas têm um comportamento negativo. Na minha opinião as pessoas que dão muito importância às roupas e apenas, devido a outras nao terem essas possibilidades, têm no pensamento que o ter é mais importante do que o ser, o que na minha opinião é errado.

Anónimo disse...

Esta notícia mostra que na actualidade já todo serve para discriminar uma pessoa.
No meu ponto de vista acho que todo começa com o estereótipo que atribuídos a um determinado objecto social que faz com que as crianças já de pouca idade tenham actos discriminatórios e preconceitosos sobre outros colegas de escola.
Neste momento a "moda" instalada entre os jovens leva a que estes tenham atitudes preconceitousas perante certos comportamentos de outros jovens tais como a maneira de vestir.
Um exemplo de a roupa ser o principal motivo de chacota é as pessoas que se vestem só de preto tem o estereótipo de serem "malucas terem pensamentos góticos" que faz com que os colegas de escola tenham atitudes discriminatórias.

Vítor Barros 1109 29

Anónimo disse...

As crianças e os jovens de hoje em dia são muito más e muito egoístas uns com os outros! Muitas crianças ou jovens são gozados na escola pela roupa que usam, pelo facto de terem peso a mais, serem de cor ou raça diferente, e ainda, outras são postas de parte devido ao seu feitio, pois tem um modo diferente das outras crianças ou jovens de ver as coisas, de viver a vida, por gostarem de coisas que já ninguém gosta e são apelidados de “betinhos”. Muitos outros só pelo simples facto de falarem com um professor no final de uma aula que por vezes o assunto não tem nada a ver com a escola são apelidados de graxistas quando a intenção não é essa!

Hoje em dia não podemos respirar livremente na escola, não podemos ser nós mesmos, por causa de tudo o que referi anteriormente, é impossível não darmos importância ao que os outros dizem!
É muito triste sermos alvo de chacota, sermos postos de parte, por coisas tão fúteis! No final das aulas quando chegamos a casa, a maioria das vezes fechamo-nos no nosso quarto e choramos, sentimo-nos sozinhos e com vontade de desaparecer deste mundo, achamos que ninguém nos compreende, que ninguém nos pode ajudar!
O preconceito e a descriminação nestas idades são conceitos muito marcantes para o ser humano!

Os casos de "bullying" já levaram à morte de jovens em Portugal, são estes casos definidos como casos de violência física e/ou psicológica consciente, exercida por um indivíduo ou um grupo sobre outro indivíduo, ou grupo, incapaz de se defender e que, em consequência de tal agressão, fica intimidado, podendo ver afectadas as respectivas segurança, auto-estima e personalidade.
Infelizmente muitas crianças principalmente as que frequentam o 5º e 6º ano de escolaridade são confrontadas diariamente com este fenómeno que as aterroriza e as deixa marcada para o resto das suas vidas!

Nº:20 Tª:11º09

Anónimo disse...

O que eu posso fazer é concordar realmente este é um dos motivos de chacota,entretanto, há modificações nessa teória, pois a maioria das pessoas, pra não dizer todas,acham que o alvo das chacotas é somente quem não usa roupas da moda,todavia,há aqueles que levam a moda a sério e também são motivos de chacota, por veses tachados de patricinhas e mauricinhos,em estabelecimentos de ensino você está sugeito à todo tipo de chacota,independente de voce estar na moda ou não,a questão é "tudo que vai volta" ou seja, se eles riem de você,você então procura um defeito no ofensor.Não se pode agradar a todos.