domingo, 8 de março de 2009

A Filipa convida-nos a reflectir...

6 comentários:

João Borges disse...

Penso que para alem deste video se prender em grande parte com esteriótipos também existe uma autodesvalorização muito grande por parte das crianas que entram neste estudo. Estas crianças mostram uma nítida preferência pela boneca clara justificando que ela é mais agradavél porque é branca e tem olhos azuis, o que me faz concluir que isto é um esteriótipo. Penso também que as crianças preferiram a boneca mais clara não so pelo tipo de esteriótipo que falei mas também pela grande discriminação racista que pode ser observada na actualidade.

nº11 1110

Anónimo disse...

O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros. Este tipo de preconceito é o lado ignorante do homem, é a parte cega que não consegue ver a beleza da vida na humanidade.

Nº2 11º10
Estas crianças demonstram aquilo que lhes parece mais "favorável", escolhendo assim a boneca branca que é aquela que não demonstra talvez maldade.
E as pessoas negras serão racistas? Duvido, pois são o grande alvo de racismo.

Anónimo disse...

Neste vídeo, penso que está bem patente a dureza e o problema bastante grande que é o racismo.
As 2 crianças, sabem bem que os seres humanos de raça branca não são tão alvo de ataques racistas como as pessoas de raça negra, daí, que quando lhes perguntaram qual a boneca com que se pareciam mais, terem apontado para a boneca branca, pois sentem que as pessoas de raça negra sao descriminadas, elas também nao querem ser, logo, preferem a boneca branca.

Nº15 Tª11º10

nº7 11º10 disse...

Ao ver o pequeno video, vejo que os meninos de Raça Negra, já desde pequenos sentem que são uma raça inferiorizada, rebaixada, porque ao responderem ás questões colocadas pelo homem, valorizam sempre a boneca branca de olho azul, vendo que a Raça Negra é considerada a Raça má.
Assim, vejo que os de Raça Negraa escolherem a Raça Branca! Não estão a ser racistas mas apenas mostrando infelismente a realidade vivida no século XXI.

João Cruz disse...

Em primeiro lugar queria referir que fiquei um pouco surpreendido com as respostas das crianças neste estudo, pois esperava que escolhecem como a boneca mais bonita e mais agradavel a boneca negra e não a branca. Mas depois de reflectir um pouco sobre o assunto penso que a razão para as crianças pensarem daquela forma tem uma grande causa, a sociedade em que vivemos, a sociedade criou como modelo de beleza as pessoas brancas, loiras e de olhos azuis. Estas crianças que fizeram parte do estudo desde que nasceram vivem numa sociedade que descriminam as pessoas de cor negra, e pelo contrario ouvem todos os dias a falar bem de pessoas brancas. Estas crianças veem demonstrar os preconceitos que já adquiriram, teem o preconceito que os mais bonitos, os mais agradaveis e bons são os brancos, isto vem do ensinamento da sociedade, a sociedade criou esteriotipos que levam a preconceitos.


nº9 11º10

Anónimo disse...

Antes de mais ao ver este vídeo a opinião com que fico é de que é muito triste vêr certas atitudes de "racismo" por parte do ser humano que são completamente dispensáveis para a sociedade.Pois o ser humano é todo igual não havendo necessidade desta diferenciação.Acerca do vídeo nota-se que desde pequena a criança já se sente discriminada pela sociedade em que vivemos, dando desde logo a entender isso mesmo, através da escolha da criança pois com os esteriótipos já aquiridos por parte da sociedade levam ao preconceito posteriormente. Formando uma ideia de que as pessoas loiras, de olhos azuis são melhor parcidas que uma pessoa de cor, sendo as pessoas "brancas" melhor aceites na sociedade, sentindo-se as pessoas "negras" inferiores, que no vídeo a certa altura quando a pessoa lhe pergunta de qual das bonecas acha mais bonita a criança escolhe a boneca branca, mostrando dessa forma a discriminação que é notória, pois enquanto este preconceito ainda se fizer notar haverá sempre discriminação e quem acaba por sofrer mais são as crianças porque vão crescendo com esse esteriótipo.

miguel bastos nº:13 11º10