terça-feira, 20 de novembro de 2007

AMIGOS


"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.''

Oscar Wilde

10 comentários:

Anónimo disse...

"Amigo"


Amigo é aquela pessoa com quem conversamos sem reservas,
independente da hora ele sabe oferecer o aconchego do seu coração sem pedir nada em troca, e quando ele precisa sabe que pode fazer o mesmo sem objecção, não importa o tempo que estejam distante fisicamente, amizade é irmã do amor e não tem cara, tem reciprocidade, afectividade, respeito, carinho, confiança e alegria.

Amigo é aquela pessoa que nos diz o que acha ser correcto, mesmo não sendo o que gostaríamos de escutar, más sabem respeitar a decisão do outro sem censuras.

Amigo nos avisa do perigo quando não conseguimos enxergar, sem contrapor nas decisões tomadas.

Amigo sabe dar e receber o ombro amigo sem pré-requisitos, ele sabe ouvir, tanto quanto escutar...
Amigo naturalmente se comporta com aceitação mil e ameaça zero.

Não existe escola para formação de amigos,
eles por si já nascem aptos, por isto não impomos regras dentro de uma amizade,
elas se compatibilizam sem invasões,
unindo os verdadeiros amigos, sem maldades, sem segredos, sem interesses,
a felicidade de um, é a felicidade do outro.

Sem esforço sabemos distinguir nossos amigos hoje te procurei simplesmente para dizer:
Estou feliz porque te amo meu amigo.

Diana nº7 11º11

Anónimo disse...

Amizade duplica as alegrias e divide as tristezas...

Diana nº7 11º11

Anónimo disse...

"Ser Amigo"

Seja um amigo de você mesmo através dos seus pensamentos, palavras e acções.
Não seja seu próprio inimigo ao ter
pensamentos negativos e ao fazer acções erradas.
Com humildade, entenda os sentimentos
dos outros e torne-os seus amigos.
Quando tornamos Deus nosso amigo
Ele então nos ensina a sabedoria de ter
esses sentimentos.
A fundação da amizade é ser capaz de
sustentar o eu.
Assim posso trazer benefício a mim e aos
outros.
A força da amizade vence todas as diferenças...



Aliás... para que diferenças se somos amigos?



Quando erramos... nos perdoamos e esquecemos



Se temos defeitos... não nos importamos...



Trocamos segredos...



e respeitamos as divergências...



Nas horas incertas,



sempre chegamos no momento certo...



Amigos sem cor... sem sexo... sem idade...



Amigo é só amigo...



Nos amparamos...nos defendemos...



sem pedir...



fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...



Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos.



Nos mostramos amigos de verdade,



quando dizemos o que temos a dizer...



Nos aceitamos , sem querer mudanças...



Estamos sempre presente,



não só nos momentos de alegria,



compartilhando prazeres,



mas principalmente nos momentos mais difíceis...



Não tiramos a liberdade...



não sufocamos... não forçamos nossa presença...



Estamos perto quando de nós necessitam...



e ao nos afastarmos ,



respeitamos sempre a individualidade alheia.



A amizade não se força...



Mas tem uma força



que se intensifica a cada instante...



É dessa maneira que sou teu (tua) amigo (a )!!!


Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.

Tenho amigos que não sabem
O quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto
E a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor.
Eis que permite que o objecto dela
Se dívida em outros afectos,
Enquanto o amor tem intrínseco o ciúme,
Que não admite rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor,
Que tivessem morrido todos os meus amores,
Mas enlouquecia se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem
O quanto são meu amigos e o quanto minha vida
Depende de suas existências...
A alguns deles não procuro,
Basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja
A seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade,
Não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
Eles não iriam acreditar.

E não sabem que estão incluídos

Por ser absoluta verdade, para todos vocês, com amizade!

Diana Pereira nº6, 11º11

Cátia 11.11 disse...

http://www.conselhonet.com.br/Mensagens/amigo_um_ensaio.htm

Tetuh disse...

Amigos

(...)
"Foi então que apareceu a raposa.
- Olá, bom dia! - disse a raposa.
- Olá, bom dia! - respondeu delicadamente o principezinho que se voltou mas não viu ninguém.
- Estou aqui - disse a voz - debaixo da macieira.
- Quem és tu? - perguntou o principezinho. - És bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho. - Estou triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. – Não, estou presa...
- AH! Então, desculpa! - disse o principezinho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- O que é que "estar preso" quer dizer?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa. - De que é que tu andas à procura?
- Ando à procura dos homens - disse o Princípezinho. - O que é que "estar preso" quer dizer?
- Os homens têm espingardas e passam o tempo a caçar - disse a raposa. - É uma grande maçada! E também fazem criação de galinhas! Aliás, na minha opinião, é a única coisa interessante que eles têm. Andas à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho. Ando à procura de amigos. O que é que "estar preso" quer dizer?
- É a única coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo...
- Parece-me que estou a começar a perceber - disse o principezinho. - Sabes, há uma certa flor...tenho a impressão que estou preso a ela...
(...)
- Adeus - disse a raposa. Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...
- Sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer."


adaptado e enviado por: Telma Oliveira 11º10

Anónimo disse...

Amigo é aquele que nos acompanha sempre ao longo da nossa vida apoiando-nos ou alguns desejando-nos o mal.....
por vezes temos sempre a duvida se escolhemos os amigos certos ou nao, pois ao inicio podem parecer uma coisa e depois desiludem-nos...
mas falando agora de coisas boas existem amigos unicos com quem podemos contar sempre, nos melhores ou nos piores momentos... coisas da vida pois ela infelizmente não é só feita de coisas boas;
é muito mau perder um amigo, saber que são falsos conosco, saber que querem o nosso mal devido à inveja, que nos prejudicam......
por isso devemos preservar os bons amigos que temos pois eles fazem parte da nossa vida!!!!
vou deixar aqui uma prova da minha amizade e sabes que só quero o teu bem e tou sempre aqui sempre que precisares, tu sim Rita ès uma amiga que muitas gostavam de ser;
Adoro-te a ti e a todos os meus amigos verdadeiros que vivem no meu coração...
Cláudia Sá 11º10

Joana Sampaio disse...

Amigos são aqueles que nos ajudam sempre que precisamos, que nos dizem coisas que por vezes não gostamos de ouvir, são aqueles que estão sempre por perto, que nos protegem, que se preocupam connosco, que nos põem alegres quando estamos tristes, que se lembrem de nos, que nos apoiam nos bons e nos maus momentos, que são nossos confidentes, que confiam em nós e em quem nós podemos confiar, independentemente da idade; e não aqueles que nos dizem as coisas só para nos agradar, mesmo que não corresponda a realidade, que nos traem a primeira oportunidade, que não são honestos para connosco.
No fundo, os amigos são aqueles com quem mais gostamos de estar, aqueles com quem nos sentimos a vontade para dizer o que nos vai na alma, sabendo que podemos confiar, aqueles que nos proporcionam bem estar, e que são capazes de "tirar a sua própria camisola", para nos ajudar, a qualquer hora, em qualquer situação.

Anónimo disse...

Amigo é alguém por quem temos respeito, afecto, carinho e muita confiança.

Amigo é aquele que está sempre connosco nos bons e nos maus momentos. Contamos com eles para tudo, pois são os únicos capazes de nos criticar, aqueles que estão constantemente preocupados connosco, que nos protegem, que apoiam todas as nossas decisões, que confiam em nós, que se lembram o quanto somos importantes para eles, ...

Amigos são as pessoas com quem gostamos de estar, apercebem-se se estamos mal ou bem, de contar o que se passa connosco sem ter medo da resposta que nos irão dar, pois são sempre muito sinceros e bons confidentes.

Amigos são difíceis de encontrar...mas mais difícil ainda é esquecer...pois estão sempre guardados no nosso coração.

Anónimo disse...

Amigo!!!
Amigo sim, é aquela pessoa que aceita como somos, não importa se somos lindos, se vestimos marcas, se temos dinheiro......

O quê que isso interessa???

A um amigo interessa-lhe apenas o nosso interior, a nossa naturalidade, o nosso coração.
É a pessoa que nos sabe perdoar sem guardar qualquer tipo de rancor, que é capaz de guardar um segredo, que nos sabe ouvir sem tar a olhar para o relógio, é aquele que não nescessita de ver uma lagrima para vir ter connosco, abraçar-nos e saber ouvir-nos.
Amigo não é capaz de dizer " Es dificil, não consigo lidar contigo"......
Não!!! estas expressões não fazem parte de um amigo, ele tem sempre uma palavra amiga a dizer.
Amigos são as palavras que quando estamos em silencio, são a companhia quando nos sentimos sós, a saida quando todas as potas se fecham, a paz no meio da guerra, a nossa felicidade.
Amigo é um tesouro que devemos guardar bem guardado para sempre no nosso coração.

marta rodrigues 11.10 n.19

Juliana 11º09 disse...

"Amigo"
Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O`neill