domingo, 18 de novembro de 2007

Tolerância

«Tolerância», pela qual se entende o respeito por pessoas com convicções diferentes das nossas, constitui uma palavra-chave no estudo de outras religiões.

Mas não precisa de significar, necessariamente, que as diferenças e contradições desapareçam, ou que seja indiferente aquilo em que se acredita, ou que de todo se acredite nalguma coisa. Uma atitude tolerante é perfeitamente compatível com a crença firme e com a tentativa de converter os outros. Mas é incompatível
com a troça de outros pontos de vista, ou com ameaças e força. A tolerância não limita o direito de recorrer à propaganda doutrinal, mas exige que esta seja conduzida respeitando as opiniões alheias.

Ao longo da história houve muitos exemplos de intolerância e de fanatismo (do latim fanaticus, que significa «possuído por um espírito maligno»). As religiões têm-se combatido umas às outras, e têm-se travado guerras em nome da religião. E as pessoas têm sido perseguidas pelas suas convicções, o que continua a acontecer nos nossos dias.

A intolerância é, amiudadas vezes, consequência de conhecimento insuficiente sobre um assunto. Quem olha para uma religião a partir do exterior, vê apenas as suas manifestações, e não o que estas representam para o indivíduo. (…)

O respeito pelos pontos de vista, pelas opiniões e pela vida religiosa dos outros é um pré-requisito para a coexistência humana. Isso não quer dizer que devamos aceitar tudo como igualmente correcto, mas que todos têm o direito de ser respeitados pelos seus pontos de vista, desde que estes não infrinjam direitos humanos básicos.

J. Gaarder, O Livro das Religiões, Editorial Presença, 2003, págs.15-18

4 comentários:

Anónimo disse...

«Tolerância» é um tema no minimo importante pois sem tolerância não conseguimos aceitar a opinião dos outros, logo não conseguimos comunicar e assim é dificil ter um sentido critico aceitavel, pois sem ser tolerante é impossivel comunicar, criticar e conviver com as pessoas que nos rodeiam.
Carlos Campos e João Arantes

Anónimo disse...

A tolerância é a melhor das religiões.

A tolerância é a caridade da inteligência.

A tolerância é a virtude do fraco.

Toda a tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido.

A tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar.




Diana Pereira 11º11

Anónimo disse...

A tolerância é algo que hoje por vezes é deixada de lado... Mas a tolerância é algo muito mais do que podemos imaginar, é uma atitude que não pode ser banalisada... É algo que deve estar presente em todos nossas atitudes e em qualquer situação da nossa vida... porque quando somos tolerantes mostramos k sabemos respeitar e amar os outros... Porque o mundo apesar de ser feito por cada um, pertence a todos nós...

Joana 11º11

Anónimo disse...

Tolerância é o respeito pelo outro, a aceitação das diversas culturas qu existem no nosso mundo, é a harmonia na diferença, aceitar mos a opinião dos outros. A tolerância torna a paz possível entre as pessoas.