terça-feira, 20 de novembro de 2007

COMPORTAMENTO

Reprimir desejo por chocolate teria efeito reverso, diz estudo
23 Outubro 2007

"O pior que se pode fazer a uma pessoa que está de dieta é dizer para não pensar em chocolate. Nós devemos tentar diminuir o consumo do produto oferecendo alternativas, mas não impondo a abstinência", disse James Erskine.

Psicólogos britânicos descobriram que pessoas que reprimem o desejo por chocolate podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à vontade. Uma equipa de estudiosos da Universidade de Hertfordshire analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos. Liderados pelo psicólogo James Erskine, os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta. Em seguida, os estudiosos distribuíram chocolates por todos os voluntários e perceberam que os que haviam contido o desejo num primeiro momento comeram quase o dobro da quantidade consumida pelos que haviam falado abertamente sobre a sua relação com o alimento. Este comportamento foi observado especialmente entre as mulheres.

Diário dos Açores

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que pedir que se faça abstinência sobre algo que nos dá prazer comer é o pior remédio para uma dieta... só o simples facto de não podermos pensar no chocolate, na hora de come-lo é normal que este seja ingerido com mais vontade, pois quando se tira algo de que se gosta, na hora de ter o tal coisa que se gosta "agarramos" com toda a força e comemos pelas vezes que nem sequer podiamos pensar....

Diana Costa nº7 11º11